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Web atrai nova geração de empreendedores
A chance de ganhar muito com pouco investimento e pequena infraestrutura têm sido atrativo para esse público
Mais do que um espaço para troca de e-mails, busca de informações, ou  para encontrar pessoas, a internet representa, hoje, um novo, e  promissor, campo de atuação para muitos empreendedores. Afinal, são  dezenas de milhares de pessoas comprando on-line de forma rotineira, e  cerca de R$ 15 bilhões vendidos pela web, só no ano passado, no Brasil -  41% a mais que em 2009. Não é à toa, portanto, que esse tipo de  empreendedorismo venha ganhando espaço e conquiste, a cada dia, novos  adeptos, sobretudo entre micros e pequenos investidores.
É que a  oportunidade de ganhar muito com pouco investimento e a necessidade de  pequena infraestrutura têm sido os principais atrativos dos negócios  virtuais entre esse público, que aproveita ainda para explorar segmentos  bem específicos que não são atendidos pelas grandes empresas. Mais do  que as costumeiras lojas virtuais, ideias inovadoras e nichos de mercado  que podem se transformar em negócios bem-sucedidos se devidamente  explorados.
Para se ter uma ideia, enquanto os maiores varejistas  da internet brasileira vendem centenas de milhares de itens diferentes e  exigem uma logística enorme, para um pequeno negócio, apontam os  especialistas, o investimento em apenas uma linha de produto ou serviço,  por exemplo, pode gerar um índice de lucratividade maior em decorrência  de foco e público bem delineados. Uma alternativa que promete render  muito mais do que o mercado tradicional.
"Dependendo do modelo de  negócios e do mercado que se deseja atingir, investir na web, pode sair  um pouco mais econômico, haja vista não existir a necessidade de se  investir em um ponto comercial - o que envolve, aluguel, luvas e  reformas, apesar de, às vezes, ser necessário um galpão ou armazém",  aponta Marcos Morita, especialista em marketing e planejamento  estratégico.
Mais em conta
No entanto,  destaca o consultor, em determinados negócios virtuais, há algumas  questões que precisam, e devem, ser muito bem gerenciadas: "no caso da  venda de produtos, pontos como disponibilidade de estoque, cuidado na  embalagem e rapidez na entrega, os quais podem adicionar custos à  operação". "Saliento ainda a questão da construção e manutenção do site.  Em suma, vale à pena colocar todos os gastos na ponta do lápis, caso o  empreendedor esteja em dúvidas sobre qual tipo de negócio investir",  emenda.
Segundo Mônica Tomé, articuladora de Acesso ao Mercado do  Serviço de Apoio à Micros e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE),  além de mais um canal de comercialização para empresas no formato  tradicional, "para outros, a web surge como o único canal para  atividades específicas ou para se iniciar um novo negócio". "Vai  depender do publico e/ou propósito a que se dirige", reforça.
"Queira  ou não, quem consome pela internet tem um perfil diferenciado,  geralmente é um público mais jovem. Pode ainda, em alguns segmentos, ser  preferencialmente formado só por homens ou só por mulheres. Além do  que, é preciso também que o empreendedor tenha noção precisa do tamanho  do seu mercado, pois ele não vai estar atingindo, por exemplo, só o  Ceará", ensina Mônica Tomé.
Vantagem
Características  que, ao lado de custos menores, acrescenta Morita, aparecem como  vantagem, pois "não há limitação de horário, os pedidos podem ser  recebidos a qualquer hora e não há restrições às vendas próximas ao  estabelecimento", mas que vão exigir mais dedicação de quem opta pela  web. "Estar 24 horas no ar vai exigir mais dedicação do empreendedor,  pois ele precisará ter uma estrutura por trás para dar suporte e, assim,  ganhar credibilidade", afirma Mônica Tomé.
Serviços em destaque
Ainda  segundo a especialista, o setor de serviço apresenta-se como o mais  promissor, ampliando bastante o leque para quem está entrando no mundo  dos negócios virtuais. "Embora a comercialização de produtos tenham  crescido, assim como também se diversificado", fala.
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